5 dúvidas frequentes sobre o Protesto de Títulos

O protesto é reconhecido como o meio mais rápido e eficaz para cobrar uma dívida e recuperar o crédito. Saiba mais sobre as dúvidas frequentes sobre o Protesto lendo o artigo abaixo.

dúvidas sobre o protesto

Ainda tem dúvidas sobre o Protesto de Títulos? Para facilitar o entendimento sobre o assunto, desenvolvemos uma matéria para quem ainda não sabe o que é, ou como realizar o protesto.
Leia o artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

1. O que é o Protesto de Títulos?

O protesto é amplamente reconhecido como o meio mais rápido e eficaz para cobrar uma dívida e recuperar o crédito e a cobrança é realizada pelos cartórios de protesto, que são auditados pelo poder público e regulados pela lei federal 9.492/97. É uma das formas mais seguras para receber uma dívida.

2. Quais tipos de títulos podem ser protestados?

Qualquer documento que comprove a existência de uma dívida está apto a ser apresentado para protesto, sendo os principais:

  • Cheques;
  • Duplicatas;
  • Notas promissórias;
  • Cédulas de crédito;
  • Contratos em geral;
  • Confissão de dívida;
  • Cotas condominiais;

3. Quem deve pagar as taxas do cartório?

O protesto de títulos é gratuito para o credor, para títulos com até um ano da data do vencimento. Neste caso, quem deve pagar as custas cartorárias é o inadimplente, exceto no caso de retirada do título antes do protesto.

4. Como Protestar pela Internet?

É possível protestar um título de forma online com ajuda da Protesto24h.
Para iniciar o processo é necessário que tenha o documento comprobatório da dívida e o certificado digital do credor ou de seu procurador. Com o título em mãos e o certificado instalado em seu computador, cadastre-se na plataforma, informe os dados do título, e cuidaremos de tudo para você.
É simples, rápido e seguro!

5. O que é uma Carta de Anuência?

A Carta de Anuência é uma declaração do credor que deve ser apresentada ao cartório pelo devedor para baixar o protesto. Ou seja, é um atestado que informa que o devedor efetuou o pagamento da dívida, portanto, pode cancelar o protesto mediante o pagamento das despesas cartorárias. Na Protesto24h a carta de anuência é digital, e pode ser enviada para o cartório com um clique!

Quanto antes uma dívida for encaminhada ao cartório, maiores são as chances de recuperar o crédito.
Se já houve uma conversa com o devedor para avisá-lo do vencimento da dívida, alternativas de renegociação e nenhum êxito foi obtido, chegou a hora de recorrer ao protesto de títulos.

Você pode conferir mais dúvidas frequentes clicando aqui.

Quer ver mais dicas como essa? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das notícias e novidades!

Gostou? Compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais! 🙂

Escrito por

especialista em marketing, fã de taylor swift, apaixonada por futebol e basquete e leitora viciada em livros de suspense e investigação.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

quando protestar
3 min de leitura

Quando Protestar uma dívida?

Ler Mais
baixadoprotesto
4 min de leitura

Saiba como fazer a baixa do Protesto em cartório

Ler Mais
certificado_como_funciona
9 min de leitura

Certificado Digital: o que é e como funciona?

Ler Mais