O que é Inadimplência?

No artigo a seguir explicaremos o que é a inadimplência, quais as consequências e porque tantos brasileiros se encontram endividados atualmente.

o que é inadimplência

De acordo com uma pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), no Brasil, o endividamento subiu tanto entre os mais ricos, quanto entre os mais pobres.
Para a faixa de até dez salários mínimos, as famílias com contas a vencer superaram a média brasileira e atingiram 77,8% e apesar dos números estarem cada vez mais alto, muitas pessoas ainda não sabem o que é inadimplência.

Já entre os que têm renda acima dos dez salários mínimos, a inadimplência foi de 72,2%. Apesar de ser menor que o nível médio nacional, o indicador representa o maior do patamar histórico.
Na passagem de março para abril de 2022, o número de inadimplentes cresceu 5%, na base dos dados compilados pela Boa Vista, empresa que administra dados que reúnem informações comerciais e cadastrais de mais de 130 milhões de empresas e consumidores com abrangência nacional.
A princípio, especialistas afirmam que alta dos juros, encarecimento do crédito e a inflação são os principais responsáveis pelo novo crescimento do endividamento desenfreado no país.

Afinal de contas, o que é a Inadimplência?

A inadimplência é a falta de pagamento de uma dívida. Assim, o consumidor inadimplente é aquele que possui uma dívida em aberto em seu nome.
Também é possível estar inadimplente sem ter o nome registrado nos principais birôs de crédito.
Normalmente, as empresas para quem deve realizar o pagamento esperam alguns dias para comunicar os birôs sobre o atraso do pagamento dos clientes, tentando acordos antes da negativação e Protesto.

Quais as diferenças entre dívida e inadimplência?

Uma dívida é diferente de estar inadimplente. Compras parceladas, como um carro, são dívidas e deverão ser pagas em algum momento, mas ainda são parcelas em aberto que ainda devem ser pagas.
A inadimplência acontece quando alguma dívida não é paga em um prazo pré-estabelecido, e com isso, pode deixar um cliente inadimplente.

Perfil do consumidor inadimplente

Um estudo da Serasa Experian mostra o perfil atualizado do inadimplente brasileiro:

  • Os homens são maioria, com 50,9% dos inadimplentes;
  • As pessoas que ganham de 1 a 2 salários mínimos é a mais atingida (39,1%), seguida dos que ganham até 1 salário mínimo (38,8%);
  • A maioria dos inadimplentes possui apenas uma dívida (37,3%). Mas 30,7% dos consumidores negativados possuem quatro dívidas ou mais;
  • 19,4% dos inadimplentes têm idade entre 41 e 50 anos. Em segundo no ranking estão os jovens de 18 a 25 anos (14,9% do total).

Consequências para um inadimplente

Em suma, quando uma dívida não é quitada credor pode protestar o devedor que fica impossibilitado de ter alguns créditos, regularizar e financiar imóveis e até se inscrever em concursos públicos. Um título protestado é enviado para os órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA, Boa Vista) e a dívida é tornada pública. Dessa forma, outras empresas não concedem créditos ao devedor devido sua reputação. Sob o mesmo ponto de vista, é importante que o cliente inadimplente tente priorizar as dívidas mais problemáticas e quitá-las o mais rápido possível.

Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Como deixar de ser um inadimplente?

Listamos abaixo alguns passos fundamentais para que seja possível quitar as dívidas e deixar de ser um inadimplente, recuperando os créditos com o mercado.

  • Liste as contas que é necessário quitar e priorize as que são essenciais (como contas de água e luz), e depois as mais fáceis de negociar.
  • Considerando as despesas que você já possui, separe um valor que seja possível utilizar para quitar as pendências.
  • Ao fechar um acordo, não conte com um orçamento incerto. É importante cumprir os prazos até o final para se livrar completamente das dívidas. As dívidas costumam desaparecer das listas dos birôs de créditos após o pagamento da primeira parcela (caso tenha sido parcelada), mas caso as próximas não sejam pagas, o nome volta a aparecer.
  • Não assuma novas dívidas. Compre o que for necessário para que não aconteça o desastre financeiro novamente. Planejamento é tudo!

Em conclusão, estar inadimplente pode comprometer muito a vida financeira. É necessário tomar medidas para evitar a inadimplência e não comprometer o nome na praça.

Para saber mais, acesse nosso site.
Quer ver mais artigos como esse? Acompanhe nosso blog e fique ligado nas notícias e novidades!
Gostou? Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e nas suas redes sociais.

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

lupa conferindo se o boleto é falso ou verdadeiro
Ícone Relógio 7 min de leitura

Como conferir se um boleto é falso ou verdadeiro?

Ler Mais
imagem de um cheque e dicas de como cobrar um cheque
Ícone Relógio 6 min de leitura

Como cobrar um cheque?

Ler Mais
Transformação digital
Ícone Relógio 4 min de leitura

A transformação digital nos meios de cobrança

Ler Mais
↑