Quando protestar uma dívida?

No artigo a seguir vamos mostrar quando, como e por que você deve optar pelo protesto de dívida para reduzir a inadimplência no seu negócio.

protestar uma dívida

Primeiramente, em qualquer etapa da cobrança de uma dívida, é necessário cautela e organização. Se você ainda tem dúvidas sobre as etapas do Protesto de títulos e quando protestar uma dívida, separamos algumas informações para você ficar por dentro sobre tudo.

O que é o Protesto de títulos?

O protesto de dívida é um ato formal que comprova a inadimplência de uma pessoa física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de outro documento de dívida sujeito ao protesto. É uma forma de cobrança extrajudicial regulada pela Lei Federal 9.492/97. Último estágio antes de recorrer à justiça, o protesto é um instrumento importante para comprovar e tornar uma dívida pública. Ainda hoje, muitos credores ainda não sabem como ou quando protestar uma dívida, desconhecendo seus direitos.

Quando devo Protestar uma dívida?

Antes de mais nada, não existe prazo limite para buscar o recebimento da dívida pelo protesto. É importante ressaltar que o encaminhamento do título ao cartório deve ser realizado somente após o vencimento. Por outro lado, no caso de cheque, para a maioria dos cartórios o prazo não deve exceder 6 meses após a sua emissão.

Se você já conversou com o devedor para avisá-lo do vencimento da dívida e ofereceu alternativas de renegociação, mas não obteve êxito, chegou a hora de recorrer ao protesto extrajudicial. Afinal, quanto antes encaminhar uma dívida à protesto, maiores são as chances de recuperação do crédito.

Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Como proceder para Protestar uma dívida?

A princípio, o título deve ser encaminhado para o cartório de protesto de títulos do município do devedor. O encaminhamento do título ao cartório pode ser feito pelo próprio credor ou seu representante.
O cartório analisará o título para verificar se todos os dados cumprem as exigências legais, em seguida protocolizará o recebimento e dará início ao processo de intimação e cobrança.
As custas cartorárias são isentas para o credor se o título tiver até um ano de vencido na data da apresentação ao cartório.

Quais são as consequências?

Se o devedor não pagar a dívida em cartório, ele será protestado. As informações serão encaminhadas aos orgãos de proteção ao crédito, o que impactará o devedor no momento em que buscar algum financiamento na rede bancária, compras a crédito e contratação de empréstimos.

Onde realizar o protesto de títulos?

Em suma, o protesto de títulos é um serviço prestado única e exclusivamente pelos cartórios do Brasil.
Para agilizar todo o processo, você pode contar com a Protesto24h, uma plataforma digital que conecta os clientes aos cartórios e ajuda os credores a realizarem a cobrança de suas dívidas por meio do protesto de títulos.
Cadastre-se na plataforma, e logo após se cadastrar, insira os dados da dívida que será encaminhada para o cartório. Dessa forma, você pode acompanhar o processo digitalmente, além de receber o crédito diretamente em sua conta!

Para saber mais, acesse nosso site.

Quer ver mais artigos como esse? Acompanhe nosso blog e fique ligado nas notícias e novidades!
Gostou? Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e nas suas redes sociais.

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

4 ações para diminuir a inadimplência
Ícone Relógio 6 min de leitura

4 ações para reduzir a inadimplência na sua empresa

Ler Mais
imagem contém um x, e textos que falam sobre nome está negativado
Ícone Relógio 6 min de leitura

Como saber se o seu nome está negativado?

Ler Mais
inadimplência
Ícone Relógio 8 min de leitura

O que fazer para reduzir minha inadimplência?

Ler Mais
Newsletter
↑