Por que utilizar uma plataforma de cobrança?

Uma Plataforma de Cobrança pode auxiliar de maneira efetiva na cobrança de clientes devedores e reduzir a inadimplência de uma empresa. Confira o post a seguir e saiba mais sobre o assunto!

Plataforma de cobrança

O que é uma régua de Cobrança?

Antes de mais nada, uma régua de cobrança nada mais é do que um roteiro personalizado utilizado pelas empresas para cobrar seus clientes devedores de forma sistemática, além de entender quais passos seguir para reaver valores devidos. O objetivo principal é evitar perder créditos com os clientes inadimplentes. Pode-se utilizar processo manual para cobrança, ou automatizado, através de softwares ou plataforma de cobrança existentes no mercado.

A importância de uma régua de Cobrança

Em suma, uma régua de cobrança ajuda a cobrar clientes de maneira mais eficiente para reduzir a inadimplência de uma empresa. Com ela, é possível padronizar a forma de cobrança e garantir os recebimentos para manter a saúde financeira do seu negócio. São definidas datas para intensificar a cobrança, dependendo do tempo de atraso do pagamento. Também é importante manter a ficha de cadastro de clientes sempre atualizada para conseguir entrar em contato com o cliente caso seja necessário recuperar o saldo devido.

O que são as Plataformas de Cobrança?

A transformação digital tem revolucionado o mundo de diversas maneiras, cada vez mais soluções tecnológicas têm substituído processos analógicos. E uma dessas novidade é a utilização de sistemas de cobrança digital.
As plataformas online auxiliam na cobrança de forma virtual. Geralmente quem faz uso dessas plataformas são empresas, startups, e-commerces, órgãos públicos e etc.

Por que adotar uma plataforma de cobrança?

Manter o controle manual de todos os pagamentos de uma empresa pode abrir espaço para erros, afinal, somos seres humanos. Essas ações podem influenciar negativamente na relação do cliente com a sua marca e não resolver um futuro problema de inadimplência. Quando você automatiza suas cobranças através de plataformas, consegue reduzir, ou até mesmo eliminar a inadimplência da sua empresa.

Diante de tantas variedades de sistemas e aplicativos disponíveis atualmente, é importante conhecer as características de cada um e ver qual é o mais apto e encaixa para o seu tipo de negócio, levando em consideração que qualquer empresa pode se beneficiar desses sistemas. A estratégia também pode fazer com que a empresa saia na frente da concorrência.

Quais são as vantagens de uma Plataforma de Cobrança?

Em resumo, a cobrança online garante também resultados melhores que a cobrança física. Imagine esperar por todos os processos vindos do correio? Agora, imagine que essa mesma cobrança pode chegar rapidamente em uma mensagem por e-mail ou WhatsApp, a princípio, otimizando o tempo de negociações.

O custo também é um fator decisivo. De antemão, o custo é muito menor com o uso das ferramentas digitais do que com as metodologias físicas, em que precisa muitas vezes de locomoção a outros lugares, bem como enfrentar filas e mais. Até mesmo no resultado financeiro há uma vantagem das ferramentas online.
Diante das incertezas e dos desafios da economia brasileira, adotar inteligência artificial na recuperação de crédito se tornou algo fundamental à jornada digital dos clientes de maneira efetiva e coordenada.

Riscos de uma plataforma de cobrança ineficiente

Antes de contratar um software, vale ficar de olho em alguns aspectos importantes. Se você não souber qual o melhor sistema de cobrança e escolher uma plataforma ineficiente, pode acabar correndo alguns riscos como:

  • Falhas nos processos de cobrança;
  • Menor taxa de produtividade;
  • Falta de informações importantes sobre o negócio e cliente;
  • Processo ineficiente de cobrança de inadimplentes;
  • Falta de dados para basear a tomada de decisão;
  • Experiência de compra ruim para o consumidor;
  • Prejuízos financeiros que podem ser significativos.

Ou seja, é preciso ficar atento aos sinais e escolher com atenção a plataforma que irá utilizar em sua empresa.

Protesto24h

Para agilizar o processo de encaminhamento de dívida para o cartório e acompanhamento do processo de cobrança, você pode contar com a Protesto24h! Somos uma plataforma intermediadora que conecta os clientes aos cartórios de protesto de forma humanizada, bem como, ajuda o credor a realizar a cobrança de uma ou mais dívidas.

Faça o cadastro na plataforma, insira os dados da dívida que, posteriormente, será encaminhada para o cartório online e depois é só acompanhar e aguardar o crédito que será realizado diretamente em conta! Para saber mais informações, acesse nosso site.

Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Quer ver mais artigos como esse? Acompanhe nosso blog e fique ligado nas notícias e novidades!
Gostou? Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e nas suas redes sociais.

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

o que é inadimplência
Ícone Relógio 4 min de leitura

O que é Inadimplência?

Ler Mais
cobrança
Ícone Relógio 6 min de leitura

Conheça os 7 métodos de cobrança de dívida no Brasil

Ler Mais
protestoxnotificacao
Ícone Relógio 6 min de leitura

Protesto x Notificação Extrajudicial: qual a diferença?

Ler Mais
Newsletter
↑