Por que utilizar uma plataforma de cobrança na minha empresa?

Uma Plataforma de Cobrança pode auxiliar de maneira efetiva na cobrança de clientes devedores e reduzir a inadimplência de uma empresa. Confira o post a seguir e saiba mais sobre o assunto!

Plataforma de cobrança

O que é uma Régua de Cobrança?

Um roteiro personalizado utilizado pelas empresas para cobrar seus clientes devedores de forma sistemática e entender quais passos seguir para reaver valores devidos. O objetivo principal é evitar perder créditos com os clientes inadimplentes. Pode-se utilizar processo manual para cobrança, ou automatizado, através de softwares ou plataforma de cobrança existentes no mercado.

A importância de uma Régua de Cobrança

Uma régua de cobrança ajuda a cobrar clientes de maneira mais eficiente para reduzir a inadimplência de uma empresa. Com ela, é possível padronizar a forma de cobrança e garantir os recebimentos para manter a saúde financeira do seu negócio. São definidas datas para intensificar a cobrança, dependendo do tempo de atraso do pagamento. Também é importante manter a ficha de cadastro de clientes sempre atualizada para conseguir entrar em contato com o cliente caso seja necessário recuperar o saldo devido.

O que são as Plataformas de Cobrança?

A Transformação Digital tem revolucionado o mundo de diversas maneiras, cada vez mais soluções tecnológicas têm substituído processos analógicos. E uma dessas novidade é a utilização de sistemas de cobrança digital.
As plataformas online auxiliam na cobrança de forma virtual. Geralmente quem faz uso dessas plataformas são empresas, startups, e-commerces, órgãos públicos e etc.

Por que adotar uma Plataforma de Cobrança?

Manter o controle manual de todos os pagamentos de uma empresa pode abrir espaço para erros, influenciar negativamente na relação do cliente com a sua marca e não resolver um futuro problema de inadimplência. Quando você automatiza suas cobranças através de plataformas, consegue reduzir, ou até mesmo eliminar a inadimplência da sua empresa.
Diante de tantas variedades de sistemas e aplicativos disponíveis atualmente, é importante conhecer as características de cada um e ver qual é o mais apto e encaixa para o seu tipo de negócio, levando em consideração que qualquer empresa pode se beneficiar desses sistemas. A estratégia também pode fazer com que a empresa saia na frente da concorrência.

Quais são as vantagens de uma Plataforma de Cobrança?

De modo geral, a cobrança online garante também resultados melhores que a cobrança física. Imagine esperar por todos os processos vindos do correio. Agora, imagine que essa mesma cobrança pode chegar rapidamente em uma mensagem por e-mail ou WhatsApp, otimizando o tempo de negociações.

O custo também é um fator decisivo, é muito menor com o uso das ferramentas digitais do que com as metodologias físicas, em que precisa muitas vezes de locomoção a outros lugares. Até mesmo no resultado financeiro há uma vantagem das ferramentas online.
Diante das incertezas e dos desafios da economia brasileira, adotar Inteligência Artificial na recuperação de crédito se tornou algo fundamental à jornada digital dos clientes de maneira efetiva e coordenada.

Riscos de um sistema de cobrança ineficiente

Antes de contratar um software, vale ficar de olho em alguns aspectos importantes. Se você não souber qual o melhor sistema de cobrança e escolher uma plataforma ineficiente, pode acabar correndo alguns riscos como:

  • Falhas nos processos de cobrança;
  • Menor taxa de produtividade;
  • Falta de informações importantes sobre o negócio e cliente;
  • Processo ineficiente de cobrança de inadimplentes;
  • Falta de dados para basear a tomada de decisão;
  • Experiência de compra ruim para o consumidor;
  • Prejuízos financeiros que podem ser significativos.

Protesto24h

Para agilizar o processo de encaminhamento de dívida para o cartório e acompanhamento do processo de cobrança, você pode contar com a Protesto24h, uma plataforma intermediadora que conecta os clientes aos cartórios de protesto de forma humanizada e ajuda o credor a realizar a cobrança de uma ou mais dívidas.
Diferente dos escritórios de cobrança, que cobram geralmente em torno de 10% a 20% do valor da dívida, as Protesto24h ter um valor fixo por título enviado e não tem nenhum desconto em cima do valor a receber do cliente.
É só realizar o cadastro na plataforma, inserir os dados da dívida que será encaminhada para o cartório de forma eletrônica e rápida e depois é só acompanhar e aguardar o crédito que será realizado diretamente em conta! Para saber mais, acesse nosso site.

Quer ver mais artigos como esse? Acompanhe nosso blog e fique ligado nas notícias e novidades!
Gostou? Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e nas suas redes sociais.

Escrito por

especialista em marketing, fã de taylor swift, apaixonada por futebol e basquete e leitora viciada em livros de suspense e investigação.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também