A transformação digital nos meios de cobrança

As novas tecnologias e a transformação digital trarão mudanças em todas as áreas, e a financeira não ficará de fora! Fique de olho nas tendências e o que fazer para se adaptar às novidades.

Transformação digital

Estamos na era da transformação digital nos meios de cobrança e em todos os setores, onde atividades executadas por pessoas estão sendo substituídas ou facilitadas por softwares cada vez mais eficientes e acessíveis. As novas tecnologias trarão mudanças em todas as áreas, e a financeira não ficará de fora. É um movimento irreversível e as empresas que quiserem permanecer em atividade terão que se adaptar.  

Foi confirmado pela pesquisa “Impactos da COVID-19 nas estratégias de transformação digital”, desenvolvida pela companhia de prestação de serviços KPMG, que 71% dos executivos brasileiros aceleraram a adoção de novas tecnologias e estratégias digitais em 2020 e 62% direcionaram seus investimentos com foco na experiência dos clientes. Essa movimentação traz um reflexo positivo no mundo dos pagamentos.

Impactos nas áreas de cobrança

Em um passado não muito distante, o atendente de call center era o responsável por cobrar um determinado débito, porém, cobrar uma dívida não é tarefa fácil e tem uma alta carga emocional. Forçar o pagamento de uma dívida por meio de uma negociação tensa pode ser o gatilho para o fim de parcerias importantes.

O impacto positivo que a tecnologia digital trouxe para a área de cobrança foi a otimização de processos. Na prática, isso se traduz em redução de custos, operações mais ágeis e melhoria na recuperação dos créditos. Os efeitos vão desde a elaboração de réguas de cobrança automatizadas, que ajudam a prevenir atrasos, até a ponta final do processo, com negociações realizadas por plataformas digitais e altamente personalizadas. Assim, entre a prevenção e a recuperação, todo o caminho pode ser permeado por soluções digitais que tornam as ações mais efetivas. Ferramentas como o e-mail e Whatsapp são bastante utilizadas em ações específicas, porém a grande promessa está nos chatbots com inteligência artificial, que podem ser utilizados em ações de cobrança.

O grande desafio será  diminuir as distâncias entre novas tecnologias e as pessoas. É  preciso construir um gerenciamento das interações dos clientes em todos os canais. Isso implica em entender qual o canal preferido do consumidor para um determinado fim. Afinal, na hora de pagar uma dívida, o cliente prefere um chat online ou faz uma ligação para a empresa?

Relacionamento e experiência na era da transformação digital

Lembre-se que sai na frente aquele que tem maior preocupação com a experiência do cliente. Tecnologias permitem que a área de cobrança assuma um papel de relacionamento com o cliente, porque é essa precisão na abordagem, complementada pela precisão nas condições da oferta, que faz com que o devedor se sinta estimulado não apenas a saldar sua dívida, mas também a voltar a consumir. E essa possibilidade de abordagem tão próxima só é possível com a transformação digital.

Imprevistos acontecem, sabemos disso. Sendo assim, não esqueça que mesmo com assistentes virtuais, mensagens automáticas de aplicativos, chatbots e outros, o contato precisa ser humanizado. A humanização de conteúdos e o relacionamento com o cliente estão em alta, então aposte nisso! A grande sacada é saber como utilizar de forma inteligente os novos recursos disponíveis. Isso certamente passa pela adoção de soluções que sejam eficientes, seguras e atualizadas no uso de informações e na aplicação de tecnologias. O mercado traz soluções capazes de atender todas etapas de uma estratégia de cobrança, do planejamento à execução. Uma riqueza de possibilidades que vem se desenvolvendo na esteira da transformação digital. Portanto, comece a cuidar do futuro do seu negócio agora mesmo.

Protesto24h, um jeito novo de cobrar os clientes inadimplentes

Contudo, para agilizar e facilitar o processo de cobrança dos clientes devedores, você pode contar com a Protesto24h, uma plataforma intermediadora que conecta os clientes aos cartórios de protesto e ajuda as empresas nessa empreitada, que geralmente consome muito tempo, energia e dinheiro.

Cadastre-se na plataforma, insira os dados da dívida que será cobrada e aguarde o crédito em sua conta! Para saber mais, acesse nosso site.

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Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

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