Confira 4 motivos para limpar seu nome, ou mantê-lo limpo!

Não estar cadastrado negativamente em empresas como SPC e Serasa e estar livre de obrigações com órgãos de proteção ao crédito é fundamental no cuidado da saúde financeira. Confira a seguir um material que preparamos para falar sobre o assunto!

limpar seu nome

Antes de mais nada, ter o nome limpo significa não estar cadastrado negativamente nas empresas de proteção ao crédito, muitas pessoas com restrição em seu nome nos órgãos de proteção ao crédito não sabem que a negativação pode ter sido provocada pelo protesto de algum título em cartório. Não é raro, também, não saberem por que devem regularizar o nome protestado ou os motivos para limpar seu nome.

O que significa “ter o nome limpo”?

Ter o nome limpo significa não estar cadastrado negativamente nas empresas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Essa negativação acontece quando uma pessoa atrasa ou simplesmente não efetua o pagamento de um produto ou serviço que adquiriu e a empresa envia seus dados para os órgãos de proteção ao crédito, para que outras empresas saibam que ela não é uma boa pagadora.

E o que o protesto de títulos tem a ver com isso?

O envio de um título à protesto pode ocorrer no dia seguinte após o seu vencimento, caso o pagamento não tenha sido efetuado. O devedor ainda terá uma oportunidade de realizar o pagamento em cartório. Caso não o faça, o título será protestado, e seu nome também será negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Quando o devedor, protestado em cartório, tenta solicitar empréstimos, adquirir um cartão de crédito ou até mesmo fazer determinadas compras, as lojas consultam o CPF e identificam que vender para ele pode ser um risco e, por isso, podem se negar a fornecer o serviço.

Confira abaixo 4 motivos para limpar seu nome, ou mantê-lo limpo na praça:

1 – Ter créditos na praça

O Cadastro Positivo funciona de forma bem simples: Ele guarda o histórico de todos os seus pagamentos — em dia ou não — e dá pontos por isso. Quanto mais pontos você tiver, mais vantagens financeiras terá. E, o melhor de tudo, é que ao contrário da negativação, que só guarda os problemas que você teve ao pagar, no Cadastro Positivo você passa a ser reconhecido pelas contas pagas.

2 – Bem estar

Os hormônios associados ao estresse desencadeiam alterações importantes em nosso organismo assim que atingem a corrente sanguínea, o que ocasiona problemas de saúde como insônia e elevação da pressão arterial, chegando a causar até extremidades, como úlceras por estresse.
A melhor forma de evitar esses sintomas é regularizando a situação com os órgãos de proteção ao crédito.

3 – Maior facilidade

Com o nome limpo, é possível ter maior facilidade para:

  • Conseguir um cartão de crédito;
  • Emitir cheques;
  • Fazer financiamentos;
  • Realizar empréstimos com juros mais baixos;
  • Financiar imóveis

Ou seja: eles estão diretamente relacionados a outros projetos financeiros (pequenos ou longos) que qualquer pessoa pretende realizar.

4 – Ter independência financeira

Em suma, ter liberdade financeira é saber utilizar seu dinheiro como quiser, mas com moderação. Quem possui independência financeira pode fazer escolhas pensando somente na sua vontade e na busca pela felicidade. É possível se organizar de várias formas, e uma boa alternativa é usar uma planilha de gastos para controlar para limpar seu nome. Preencha todos os seus custos e receitas para ter essa visão ampla e depois você poderá enxergar as possibilidades de controle de gastos desnecessários e verificar onde pode economizar.

Depois de sair das dívidas, a dica é manter-se alerta para não entrar nesse enrosco novamente. Não é fácil. É necessário muito foco, disciplina e paciência. Às vezes, o simples esquecimento de uma data de pagamento pode ser o gatilho para empurrar compromissos. Com o tempo, as dívidas se acumulam e fica difícil colocar tudo nos eixos novamente. 🙁

Quer ver mais artigos como esse? Acompanhe nosso blog e fique ligado nas notícias e novidades!
Gostou? Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e nas suas redes sociais!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

valor
Ícone Relógio 3 min de leitura

Qual o valor das custas do cartório de protesto de títulos?

Ler Mais
caixa de confirmação para cancelar protesto
Ícone Relógio 4 min de leitura

Como cancelar um protesto de título?

Ler Mais
inadimplência
Ícone Relógio 8 min de leitura

O que fazer para reduzir minha inadimplência?

Ler Mais
↑