Como realizar a cobrança de uma dívida?

Realizar a cobrança de devedores pode ser algo difícil e constrangedor. Entenda com esse post as diferentes formas de cobrar seu cliente.

Realizar a cobrança dos clientes não é uma tarefa fácil, visto que a cobrança é um processo delicado que exige sensibilidade e respeito, ou pode se tornar um momento constrangedor e de nervosismo. Muitas pessoas não sabem ao certo como realizar a cobrança de uma dívida, e escrevemos este artigo para auxiliá-lo.

Quando o cliente não paga pelo que comprou ou pelo acordo fechado, começa um ciclo de desorganização que pode afetar todos os processos do negócio. Isso pode aumentar as chances de endividamento, além de comprometer a competitividade e posicionamento do negócio no mercado.               

Formas de cobrar os clientes inadimplentes

Uma pesquisa da CNDL em conjunto com o SPC Brasil aponta que 40% das pessoas se sentem constrangidas quando são cobradas e 26% dos devedores ficam chateados.

Não existe uma forma correta de realizar cobrança. É necessário utilizar estratégias, como um texto firme, comunicação respeitosa e com empatia e, principalmente, ouvir o cliente para alcançar o sucesso na negociação.

Além disso, é importante conhecer o cliente e suas necessidades e utilizar os meios de comunicação mais adequados para cada perfil. Apesar dos consumidores terem seus direitos, o empresário também tem seus direitos garantidos e cobrar por uma dívida ou serviço não pago é um deles. E alguns devedores só pagarão por uma dívida se forem cobrados por ela.

Veja também: O que fazer para reduzir minha inadimplência?

O que não fazer ao cobrar uma dívida?

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) (lei que rege as relações de compra e venda), “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Ou seja, constranger ou ameaçar um cliente é crime e a lei ainda determina que nenhuma cobrança pode ser feita em tom de ameaça ou de modo a constranger o cliente devedor de qualquer forma, afinal de contas, o cliente devedor não é um inimigo. Com o tratamento certo, o negócio tem grandes chances de fidelizar um cliente antes inadimplente.

Canais mais utilizados para cobranças de dívidas

As maneiras mais tradicionais de se cobrar uma dívida são através de ligações telefônicas e correspondências e são realizadas para informar ao cliente sobre a pendência financeira e o valor atualizado com a adição de multas e correções. Apesar das ligações serem uma forma de contato direto com o cliente, muitas pessoas não atendem a essas chamadas. Atualmente existe uma fadiga causada pelas empresas ao saturarem o meio de comunicação, mas se você pretende ter uma conversa mais difícil e humanizada, o telefone é o canal ideal. Também são utilizados SMS, sendo esses marcados como lembretes curtos e impessoais. É necessário que o texto seja mais curto e simples. No e-mail, há espaço para oferecer informações mais completas ao cliente e é uma plataforma interessante para enviar propostas de negociação, através de contatos mais impessoais e formais.

Diferenças entre os tipos de cobranças

  • Preventiva: são os lembretes enviados avisando que a data de vencimento de uma dívida se aproxima.
  • Amigável/extrajudicial: conjunto de contatos feitos diretamente com o cliente para cobrar uma dívida atrasada ou negociar o pagamento da fatura.
  • Judicial: quando a empresa aciona os mecanismos legais, através de ações na justiça, para recuperar o dinheiro. É a última alternativa e estágio mais delicado da cobrança.

Protesto de títulos

O protesto de dívida é um ato formal que comprova a inadimplência de uma pessoa, quando esta for devedora de um título de crédito ou de outro documento de dívida. É uma cobrança extrajudicial, que pode chegar até 65% de eficiência no índice de recuperação de créditos. O serviço é prestado pelos cartórios de protesto, que são regulamentados por lei e obrigados a seguir um processo de cobrança padronizado, livrando o devedor de qualquer tipo de pressão ou constrangimento. No Brasil existem mais de 3000 cartórios de protesto, que juntos se transformam na maior “empresa de cobrança” do território nacional. E para agilizar o processo de encaminhamento de dívida para o cartório e acompanhamento do processo de cobrança, você pode contar com a Protesto24h, uma plataforma intermediadora que conecta os clientes aos cartórios de protesto e ajuda o credor a realizar cobrança de dívida.

É só fazer o cadastro na plataforma, inserir os dados da dívida que será encaminhada para o cartório de forma eletrônica e rápida e depois é só acompanhar e aguardar o crédito que será realizado diretamente em sua conta!

Para saber mais, acesse nosso site.

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especialista em marketing, fã de taylor swift, apaixonada por futebol e basquete e leitora viciada em livros de suspense e investigação.

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