Mandamentos da Cobrança de Dívida em Cartório

Cobrar uma dívida exige cuidados para que o prejuízo financeiro, ou de relacionamento com o cliente, não se torne ainda maior.

Para auxiliar você a ser mais eficiente na cobrança de dívidas em cartório, preparamos este material com dicas para melhorar a performance das suas cobranças.

NºI – Cobrarás a dívida o quanto antes

Nossa primeira dica responde a principal dúvida de todas: qual o momento ideal para protestar uma dívida? E a resposta é: o mais rápido possível! Mais da metade das dívidas recuperadas foram enviadas a protesto no máximo 15 dias após a data da inadimplência do cliente. Os números de 2020 não mentem: quanto antes a dívida for cobrada, maiores as chances dela ser paga.

Em números: títulos vencidos até 15 dias são os mais recuperados via protesto

títulos cobrança de divida

Do total de títulos recuperados em 3 dias úteis, 91% foram enviados para cobrança em cartório no máximo 15 dias após o vencimento. São dívidas que ainda estão ”frescas” na memória do devedor.

NºII – Conhecerás as faixas de valores que mais valem a pena cobrar

Tão importante quanto saber o momento certo para cobrar uma dívida é entender quais valores têm mais chances de serem recuperados. Com essa informação, você pode fazer melhores projeções e focar seus esforços para ter mais sucesso nas cobranças.

Em números: dívidas entre R$ 200 e R$ 2.000 são as mais recuperadas

De todos os títulos pagos no primeiro trimestre, a faixa de valor com maior taxa de recuperação ficou entre R$ 500 e R$ 2.000, seguida pela faixa imediatamente abaixo, que vai de R$ 200 a R$ 500 reais.

titulos pagos cobrança de divida

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NºIII – Manterás o cadastro dos seus clientes sempre atualizado

Manter as informações cadastrais do seu cliente sempre atualizadas é uma medida que torna suas cobranças mais efetivas. Com isso, você garante que a intimação seja entregue e o devedor fique sabendo da dívida podendo, desta forma, aproveitar os 3 dias úteis adicionais de prazo para pagá-la.

NºIV – Não brigarás com seu cliente devedor

Atender bem quem lhe deve é uma forma de estimular a quitação da dívida e, até mesmo, recuperar o cliente para o seu negócio.

Para que sua empresa tenha eficiência na cobrança é importante ter políticas claras, comunicá-las de forma transparente aos clientes e executar ações rigorosamente nos prazos planejados.

Em resumo, uma palavra deve traduzir sua política de relacionamento com clientes inadimplentes: negociação!

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NºV – Não aguardarás a dívida fazer aniversário para cobrá-la em cartório

Mais um ótimo motivo para não esperar muito e enviar um título a protesto: dívidas com até um ano de atraso têm custo zero para quem está cobrando. Neste caso, as despesas de cartório são pagas inteiramente pelo devedor, após o pagamento da dívida.

Os Cartórios de Protesto estão sempre trazendo inovação e a força da lei para apoiar os seus negócios. Esperamos que esse material seja útil para tornar suas cobranças ainda mais efetivas.

Fonte: Cartórios de Protesto – RS

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