Qual o valor das custas do cartório de protesto de títulos?

valor

Por ser uma ação bastante eficiente, muitas pessoas físicas e jurídicas utilizam o protesto como forma de recuperarem seus créditos.

De acordo com dados do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Paraná (IEPTB/PR), o Protesto é a forma mais rápida e eficiente para a recuperação de dívidas, já que garante o pagamento de 65% dos valores protestados em até três dias.

Veja também:
O que é protesto em cartório e como funciona esse tipo de cobrança? 

Apesar de serem regulamentados pela lei federal 9492/97, os valores dos emolumentos cobrados pelos cartórios de protesto são determinados por leis estaduais e provimentos dos Tribunais de Justiça de cada estado.

A melhor forma de saber o valor exato dos emolumentos que serão cobrados pelo serviço de protesto é pesquisar no cartório para onde o título será encaminhado.

Quem é o responsável por pagar as custas do protesto em cartório?

Uma dúvida muito comum é sobre a responsabilidade do pagamento das custas do protesto em cartório.

Se você é o credor e deseja receber o débito, não precisará pagar valor algum ao cartório, desde que o vencimento do título ou do documento de dívida não ultrapasse o prazo de 1 (um) ano no momento da apresentação para protesto. Neste caso, o serviço é gratuito para o credor.

Este benefício foi concedido aos credores pelo  Provimento nº 86, publicado pelo CNJ em 29/8/2019, que responsabiliza o devedor pelo pagamento das custas do cartório.

Agilidade e Eficácia

A recuperação de dívidas por meio dos cartórios de protesto é bastante eficiente e eficaz se comparada a outros meios, principalmente aos processos judiciais que demandam muito tempo e esforço por parte dos credores na busca pela recuperação de seus créditos.

O Protesto garante a segurança e saúde financeira aos empresários, comerciantes, cidadãos e órgãos públicos. Uma solução que assegura estabilidade nas relações econômicas.

Protesto Online!

Uma opção moderna de protesto, ágil e prática é o Protesto24h. Uma plataforma online de cobrança de dívidas, uma maneira simples e acessível de recuperação de créditos utilizando os cartórios de protesto.

Em conclusão, se você valoriza o tempo, não gosta de filas e burocracia, experimente cobrar suas dívidas pelo Protesto24h.

Quer saber mais sobre o Protesto24h? Clique aqui e entenda tudo sobre nossa ferramenta!

Gostou? Então deixe um comentário logo abaixo com a sua opinião!

Não se esqueça de acompanhar e ler os próximos posts do nosso blog. 

Compartilhe com seus amigos!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

gestão de contas a receber
Ícone Relógio 5 min de leitura

Gestão de contas a receber: Dicas essenciais

Ler Mais
protecaoaocredito
Ícone Relógio 8 min de leitura

Qual o papel das empresas de proteção ao crédito?

Ler Mais
imagem de uma certidão de protesto emitida pelos cartórios de protesto
Ícone Relógio 5 min de leitura

O que é certidão de protesto?

Ler Mais
↑